quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aula de Matemática...

Na nossa última aula fomos direcionados a aprender mais sobre a Teoria da Expectância e uma interessante forma de entendê-la foi usar expressões e cálculos matemáticos muito simples, ou seja, E x I x V = M. Não entendeu? Vamos explicar:
Quando abordamos a Liderança como influência nos deparamos com as bases do poder onde a motivação (intrínseca) gera as necessidades e a natureza da tarefa aos fatores higiênicos ou motivacionais, já mencionados antes. Bem, mas onde entra a expressão matemática lá em cima? Você ainda pode indagar!
É fácil. Quanto mais base de sustentação (poder legal, legítimo, coercivo, recompensa, competência e carismático) eu tenho, maior a probabilidade (probabilidade!!!! Pura matemática!) de conseguir o que eu quero. Logo, os fins multiplicados aos meios, multiplicados às forças positivas ou negativas serão os alicércares para a motivação do indivíduo. Na maioria das organizações são os meios que estão em falta e se tornam a causa desmotivadora dos funcionários ou colaboradores, e para que aquela fórmula do início venha funcionar temos que calculá-la direitinho: Expectativa (fins) X Instrumentalidade (meios) X Valores (forças + ou -) = Motivação. Fácil né? Agora que já sabemos calcular a medida de motivação de um indivíduo através da fórmula acima, lembremo-nos que a liderança é influência, porém a capacidade de influenciar é poder.
Qualquer coisa, se não souberem usar a fórmula para chegarem nos resultados, chamem alguém que use tamanco e peçam para jogar dentro da "máquina" e sabotem o seu chefe, sua empresa, etc. e tenha uns minutos de folga... sem motivação!

Equipe FÊNIX.

Um comentário:

  1. Adorei! Afinal, administração é o melhor curso do mundo! De matemáticos à blogueiros! Uau! Profissionais completos! Eis o perigo! A percepção dessa força toda, pode inclusive elevar o número de tamancos arremessados no mundo! :P

    Beijos pessoal!

    ResponderExcluir